O amor q um dia deixei pra vc.

26 Abr

Uma carta de amor de 300 anos.

Poderia ser um amor proibido, talvez mesmo adúltero. O historiador espanhol Manuel Palencia, autor da transcrição de uma carta de amor com 300 anos que até há pouco esteve oculta pelos painéis fixos na parede de uma velha moradia de Toledo, no centro de Espanha, deduz das palavras da carta, um amor que não se completou, que se materializou apenas na alma dos amantes.  Este amor, que havia se resvalado para o esquecimento, permaneceu durante três séculos em silêncio, até que a atual dona da casa decidiu fazer obras de remodelação. Encontrou  a carta, da qual, um trecho fala

“…Y lo que le encargo es que se acuerde de vuestra merced de mí (…) porque es mi afición tanta a vuestra merced que me abraso en amores y así, querida mía, digo, así en ausencia como en presencia siempre me abraso (… ) Por haber escrito deprisa, no se explica más mi afectuoso amor para con vuestra merced”.

“Abraso- me de amores, e assim, querida minha, digo que tanto na ausência como em presença me abraso”, escreveu Don Alfonso Vargas y Montes, no dia 19 de outubro de 1700, nessa carta endereçada à sua amada Doña Maria de Sierra, a quem confessava ter nascido para servir. Apesar de escrito há três séculos, ele conserva toda a força e emoção que o amante pôs nas palavras.

Imediatamente, me veio a música de Chico na cabeça:

Futuros Amantes

Acho q deve ter muita gente no mundo amando com o amor deixado por eles.

Não se afobe, não
Que nada é pra já
O amor não tem pressa
Ele pode esperar em silêncio
Num fundo de armário
Na posta-restante
Milênios, milênios
No ar

E quem sabe, então
O Rio será
Alguma cidade submersa
Os escafandristas virão
Explorar sua casa
Seu quarto, suas coisas
Sua alma, desvãos

Sábios em vão
Tentarão decifrar
O eco de antigas palavras
Fragmentos de cartas, poemas
Mentiras, retratos
Vestígios de estranha civilização

Não se afobe, não
Que nada é pra já
Amores serão sempre amáveis
Futuros amantes, quiçá
Se amarão sem saber
Com o amor que eu um dia
Deixei pra você

