Por um mundo com lasagna e ceviche

12 Dez

Lendo o texto do Rogério Fasano hoje na Folha, fiquei me perguntando de que lugar poderia vir tanta amargura, tanta inveja e tanta incapacidade de reconhecer o valor do outro ( que em antropologia, Fasano, chama-se alteridade, do francês autrê, outro). Claro, que no momento que Alex Atala ganha holofotes por defender um projeto que coloca gastronomia (comida feliz, com cultura) no campo da cultura  no centro da discussão cultural e política, no Ministério da Cultura, e sob às vistas da presidente Dilma, o reduto gastronômico da direita da Moóca, escreve um texto no reduto jornalistico da direita da Moóca, sobre o que é um restaurante que mereça estar entre os melhores do mundo.

Rogério começa criticando o ceviche. Coitado do ceviche. O prato peruano, latino americano de origem, provavelmente, bolivariano demais, por certo, para a fina classe miamecircence da turma da Moóca, que na verdade é de frutos do mar (em especial peixe branco) em limão, para ser cozido nesse cítrico ácido, se resumiu em cebola crua. Eu poderia resumir uma lasagna em fatias de massa com queijo e molho de carne? Nunca, meus antepassados de Brescia voltaria à noite par a me assustar. Prefiro dar ao ceviche e à lasagna o lugar devido.E também ao acarajé, a mandioca, e à feijoada. Simples, porque todos são patrimônio cultural, e alguns deles, muito merecidamente, patrimônio da HUMANIDADE.

Atala tem uma carreira maravilhosa. Aguente isso Fasano. Não por causa dos reality shows, ou por conta das era das celebridades de minutos. Mas, porque além de um excelente chef, e maravilhosos escritor, ele é uma pessoa humana incrível, antenada com o mundo, com seu tempo, com as necessidades dele.

Talvez a turma da Moóca não tenha sido hábil em explicar, entre um Barolo e um Brunello, mas a divisão de esquerda e direita, herança da Guerra Fria, não da conta de explicar o mundo em que vivemos, Rogério. Ele é bem mais complexo que uma guerra entre ceviches e lasagnas. O mundo abarca feijoadas, falafels, hot-dogs de carne de cabrito, verenikes, küguels de Batata, muita salada sem queijo ou creme para agradar os vegans, filet au poivre vert, e bulgogi. O mundo é muito mais que sotaque, que dialetos, o mundo exige compreensão.

Atala abre páginas na rede em nome de pequenos produtores e projetos sociais. Talvez estes dois grupos causem medo grande à turma da Moóca. Talvez seu nome estivesse, ainda mais entre os grandes, sei que você está, se suas massas namorassem o pirarucu, talvez não.

Mas, se há norovírus em restaurantes estrelados? Há, há em grandes cruzeiros. Ninguém deixa de viajar, por isso. Há. E podem ser inclusive ser  plantados. Ele fez o que devia fazer: fechou por sete dias. Resolveu o problema. E continuou a vida. O que você esperava? Cuidado quando acusa alguém assim, Fasano.

Atala é o melhor chef brasileiro. Sabe porque? Porque ao pensar a cima de seu (umbigo) restaurante, comida, ceviche, lasagna, e lançar a campanha EU COMO CULTURA, apesar dos dos muitos fasanóides da Moóca que me perdoem, Atala me prova: é fundamental.

Eu Como Cultura é um movimento pela aprovação do projeto de lei que visa reconhecer oficialmente a gastronomia brasileira como manifestação cultural. http://eucomocultura.com.br/

** o texto do Fasano: http://www1.folha.uol.com.br/comida/2014/12/1560953-rogerio-fasano-o-que-e-ser-o-melhor-restaurante-do-mundo.shtml

*** Alex Atala escreveu os seguintes livros:

  • Por uma Gastronomia Brasileira” – Alex Atala – Editora Bei, 2003
  • Com Unhas, Dentes & Cuca” – Alex Atala – Editora Senac, 2008
  • Escoffianas Brasileiras” – Alex Atala – Editora Larousse Brasil, 2008 esse é maravilhosoooooooooooooooooooooooooo
  • “D.O.M. Redescobrindo Ingredientes Brasileiros” – Alex Atala – Editora Melhoramentos, 2013
Anúncios

Comente-me!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s