Ela nasceu há exatos 92 anos.

4 Fev

Ela nasceu em 4 de fevereiro de 1913. No dia 1º de dezembro de 1955, Rosa Parks se negou a ceder a um branco o seu assento num ônibus. O ato foi um marco no movimento antirracista nos Estados Unidos.

 

O que você faria se não tivesse medo?

Rosa Parks foi presa por recusar-se a ceder seu lugar no ônibus, na cidade de Montgomery, capital do Alabama, se recusou a sair das cadeira em que estava, reservada para passageiros brancos. Continuou sentada e, por isso, foi detida e levada para a prisão. O protesto silencioso de Rosa Parks propagou-se rapidamente. Varreram o país atos em apoio a ela, e contra a discriminação racial no país. Martin Luther King Jr. foi um dos que apoiaram a ação. O ativista e músico Harry Belafonte revelou que  King o chamou por telefone para que apoiasse à dessa grande mulher,  que ficou conhecida como a “mãe dos movimentos pelos direitos civis” nos EUA.“Ao dizer ‘não’, completamente desarmada, eu ficava em paz comigo mesma. Não tentava ser uma cidadã-modelo: eu, a quem a lei excluía do direito ao voto, assim como da liberdade de beber água em qualquer bebedouro, de me sentar num lugar mesmo que ele estivesse livre, de usar banheiros públicos, ou seja, de pertencer a um país cujos valores eu não compartilhava. Ao contrário dos humanos, os animais bebiam na mesma fonte, qualquer que fosse a cor de seu pelo”, escreveu Rosa Parks.

“A atitude de Rosa Parks nos permitiu reagir contra as pressões política e social que caracterizavam nossa sociedade. Quando King me telefonou, me chamando para um encontro, comecei, pela primeira vez, a lutar oficialmente por essa causa. Quando nós nos vimos e falamos sobre seus planos, percebi que a partir dali eu me engajaria no movimento liderado por ele e Rosa Parks. Foi um momento muito importante”, relatou  Belafonte.

 

Anúncios

Comente-me!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s