Sobre respeito, comunhão e humanidade.

27 Maio

Estou com este texto em minhas entranhas desde o acontecido. Não que me faltasse coragem ou vontade. Mas, mulher precisa de tempo, parece que até meu hipocampo e cortéx funcionam uterinamente e gestam palavras e textos.

Começo contando que sextas feiras já tive o hábito de comer no Raful do Mercado Municipal.  Durante anos, deixei o hábito depois que a atividade das doenças raras me tomaram o tempo e parte da possibilidade de almoços demorados. E sextas, também almoçava lá, Romeu Tuma, o delegado, e político. Nunca, no entando pensei em dizer-lhe o que pensava dele, em filmá-lo ou cometer qualquer ato deste tipo, não apenas por educação ou civilidade, mas porque acredito que comer é um ato sagrado.

Explico-me: ao libertar os judeus do Egito, Deus instituiu a lembraça na forma de um ato cerimonial realizado numa mesa de comida: nascia a Cerimônia Pascoal. Cordeiro, pães asmos, divididos entre libertos anunciavam graça, esperança, sacrifício, comunhão, pacto.

Milhares de anos depois, o Cristo ao andar sobre a terra, tabernaculando entre os homens e ensinando-os a não serem servos, mas amigos de Deus, escolheu o ato de partir do pão e de beber vinho para instituir em sua memória o ato Eucarístico. Ao realizá-lo, nos recorda que comer, ato humano por natureza, nos aproximaria de Deus, em ritual e comunhão.

Assim sendo, como aceitar que um ser humano seja agredido enquanto come? Como aceitar as agressões a Alexandre Padilha, que escolheu salvar os sem-médicos, os pobres, os periféricos?

Olho seu agressor, cheio de ódio, tão distante da comunhão, da humanidade, da liberdade, de tudo que prezo. Escolho, sem dúvida um lado. O da Eucaristia, o da Páscoa, o da comunhão.

Escolho o lado do Brasil, de uma Eucaistia mais completa, cheia de crianças atendidas e mães felizes. Escolho, Alexandre Padilha, porque escolho o sagrado e nisso, o humano. Escolho comer e deixar comer em paz.

Anúncios

Comente-me!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s