Uma nação com alma de torcida

23 Mar

ARTIGO originalmente publicado na REVISTA FÓRUM

Leia na íntegra aqui http://www.revistaforum.com.br/2016/03/23/uma-nacao-com-alma-de-torcida/

687 0

É preciso que a grande imprensa pare de jogar pólvora e pavios curtíssimos no meio da arquibancada. Embora a narrativa seja de capítulo de novela e os jornalistas da mídia tradicional pareçam narrar o último jogo do campeonato, não é isso que está acontecendo

Por Adriana Dias

Manifestação em Brasília contra a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil. 

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Diz o velho ditado que política e futebol não se discute. Qualquer observador da imensa carga de ódio que toma conta das avenidas, digitais ou não, do Brasil, percebe a imensa semelhança existente no debate das duas questões. Verdadeiros grupos radicais, simulacros de torcida organizada fanática são mobilizados numa gritaria sem fim, em que todo mundo grita e quase ninguém ouve ninguém. Não é toa que manifestantes vestem camisas de futebol: há um embodiment (uma verdadeira materialização no corpo) do habitus futebolesco mais perigoso: uma torcida furiosa, disposta a quebrar com qualquer regra de civilidade e com tudo a sua volta se presenciar a derrota de seus ídolos.

Com isto fica difícil não lembrarmos a máxima tostines: somos o país de futebol porque temos alma de torcida, ou temos alma de torcida porque nos construímos o país do futebol? Há aspectos criativos e desafios nessa jornada.

Seja qual for a resposta é preciso que a grande imprensa pare de jogar pólvora e pavios curtíssimos no meio da arquibancada. Repito: embora a narrativa seja de capítulo de novela e os jornalistas da grande mídia pareçam narrar o último jogo do campeonato, não é isso que está acontecendo. Há verdadeira ameaça à democracia, e portanto, é preciso serenidade para conduzir o momento.

Anúncios

Comente-me!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s