10 pontos para pensar a Lava Jato nesses dias pós-hecatombe

17 Maio

Adriana Dias lista comparações com a italiana Mãos Limpas e faz observações sobre questões ainda obscuras a respeito da operação comandada por Sergio Moro

Por Adriana Dias

  1. Em sua frequente comparação com a Mani Pulite, operação italiana dos anos 90 de combate à corrupção, um exame detalhado do agente centralizador de ambas operações é muito revelador: Antonio de Pietro estudou primeiramente na Alemanha, no início da década de 70; formou-se em engenharia eletrônica, trabalhou dois anos naquele país depois de formado, antes de retornar à Itália, quando em Milão começou os estudos na faculdade de Direito, trabalhando na área de engenharia. Esse é o homem da Mani Pulite, um homem com duas faculdades, que antes de assumir a função pública trabalhou para pagar o próprio sustento, e morou em dois países distintos. Na década de 80 entra para a Academia de Polícia e, sempre conciliando trabalho e estudo, chega a procurador adjunto de Bergamo. Giuseppe Di Pietro, seu pai, morreu no campo, esmagado pelo trator arando campos de beterraba.
  2. Do outro lado temos Sérgio Moro, o juiz da Operação Lava Jato, que se situa num lugar muito diferente do campo. Revelou-se numa reportagem que ele só andou de ônibus pela primeira vez aos dezoito anos. Viveu na Maringá cidade dos sonhos, da qual saiu para Curitiba como juiz, nunca trabalhou para se sustentar durante o período da universidade, e o curso em Harvard que consta em seu currículo dura menos de um mês. Você pode verificar em http://hls.harvard.edu/dept/academics/continuing-and-executive-education/. Seu pai, funcionário público biônico da ditadura, foi nomeado pela ARENA. Esses lugares tão diferentes mostram o quanto a concepção das operações é diversa: numa REALMENTE se desejava combater a CORRUPÇÃO; na outra, apenas UM PARTIDO POLÍTICO, O PT, o partido dos proletários, dos operários, dos trabalhadores. Lugar que Moro desconhece por nascimento.

Leia o texto integral no Portal da Revista Fórum em http://www.revistaforum.com.br/2016/05/17/dez-pontos-da-lava-jato/

Anúncios

Comente-me!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s